PRÓTESES FIXAS/ MÓVEIS/ FACETAS
Reposição de dentes perdidos, através de confecções de próteses que podem ser fixas ou móveis. O tratamento adequado dependerá de cada caso em especial e necessita uma avaliação prévia e um correto diagnóstico.
Em alguns casos, onde não temos perda da estrutura dentária, mas gostaríamos de modificar a estética de dentes anteriores, podemos realizar as facetas de porcelana.
Próteses Totais
Indicada quando o paciente não possui nenhum dente em boca, superior ou inferior.
A sua eficiência dependerá da quantidade de rebordo (osso) que o paciente ainda possui.
Próteses Parciais Removíveis (PPR)
Prótese indicada quando o paciente possui alguns dentes em boca.
É composta por uma armação metálica e grampos, que irá repor todos os dentes faltantes da arcada dentária.
Próteses Fixas de Porcelana
São realizadas quando o problema do dente é maior e ele precisa ser todo recoberto por uma “capa”.
São próteses que substituem um ou mais dentes perdidos apoiando-se sobre as raízes dos dentes vizinhos, ou apoiado sobre a raiz do próprio dente a ser reconstruído.
São também conhecidas pelos nomes de ponte fixa, coroas, jaquetas e pivot.
Recebe o nome de "fixa" porque não pode ser removida pelo paciente ou pelo dentista, pois é cimentada sobre a estrutura dentária. Para sua remoção é necessário o uso de brocas especiais.
Esse tratamento confere ao dente mais beleza e resistência.
Em alguns casos se torna indispensável a colocação de um núcleo no interior da raiz do dente para obtermos mais retenção para a coroa.
Facetas de Porcelana
São lâminas de porcelana que são cimentadas sobre a estrutura dentária de dentes anteriores, em casos que se pretende mudar a forma e estética do(s) dente(s) em questão.
A estrutura dentária remanescente deve estar hígida, sem a presença de grandes restaurações de resina, pois esse fato pode prejudicar na longevidade do trabalho cerâmico.